MUNICÍPIO DE LEOPOLDO DE BULHÕES
X

CONSCIÊNCIA NEGRA

22/11/2023 às 15:27 - Educação

A Escola Ronaldo Roberto Rocha reconhece a importância da Consciência Negra e busca promover a valorização e o respeito à cultura afro-brasileira. Através de atividades educativas, palestras, debates e apresentações artísticas, a escola busca conscientizar os estudantes sobre a história, as lutas e as contribuições dos negros para a sociedade brasileira.

A celebração da Consciência Negra na escola é uma oportunidade de refletir sobre o racismo estrutural e suas consequências, incentivando a quebra de estereótipos e preconceitos. É um momento de aprendizado e de destacar a importância da igualdade racial, do respeito à diversidade e da valorização da identidade negra.

Durante as atividades relacionadas à Consciência Negra, são abordados temas como a escravidão no Brasil, o surgimento do movimento negro, personalidades negras que marcaram a história, como Zumbi dos Palmares e Dandara, além das manifestações culturais afro-brasileiras, como o samba, o candomblé e a capoeira.

A escola também busca proporcionar aos alunos um ambiente inclusivo e livre de discriminação racial. Através da conscientização sobre a importância da igualdade racial, os estudantes são encorajados a combater o racismo em todas as suas formas, seja no ambiente escolar ou na sociedade em geral.

Além disso, a Escola Ronaldo Roberto Rocha promove parcerias com instituições e projetos que trabalham pela igualdade racial, visando fortalecer as ações de combate ao racismo e promover a inclusão social.

A Consciência Negra é um tema fundamental para a formação dos alunos, pois contribui para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária. A Escola Ronaldo Roberto Rocha se compromete a continuar promovendo a valorização da cultura afro-brasileira e a luta contra o racismo, buscando sempre construir um ambiente educacional inclusivo e respeitoso para todos.

Imagens